A falta desse ingrediente faz sua vida continuar travada

Voc√™ j√° se pegou pensando ‚Äúser√° que sou feliz?, estou s√≥ empurrando minha vida com a barriga?, estou vivendo apenas o hoje, pensando que talvez n√£o haja o amanh√£?‚ÄĚ

Se j√°, entenda que essas s√£o as perguntas urgentes para nossa gera√ß√£o.  E faz a gente pensar no impacto que a intelig√™ncia humana tem sobre toda a humanidade.

Essa capacidade tem origem l√° no c√≥digo gen√©tico de toda a hist√≥ria de vida nesse planeta. Somos influenciados por nossas experi√™ncias di√°rias, nossa sa√ļde f√≠sica e mental, alimenta√ß√£o e exerc√≠cios que praticamos, tipos de relacionamentos que constru√≠mos e outros fatores que v√™m de fora.

Tudo isso √© processado pelo c√©rebro. Da√≠ que vem os famosos quocientes que te permitem reconhecer padr√Ķes, h√°bitos e emo√ß√Ķes: os quocientes emocional, de intelig√™ncia, de posititividade e espiritual (QE, QI, QP, QS).

Entendendo cada tipo de quociente

A inteligência emocional (QE)

Surgiu em 1990 com esse nome, e √© definida como a ‚Äúcapacidade de monitorar as emo√ß√Ķes pr√≥prias e dos outros, discernindo entre elas e como usar tal informa√ß√£o para guiar os pensamentos e a√ß√Ķes.‚ÄĚ

Nada mais √© que o uso sensato das emo√ß√Ķes.

Daniel Goleman, considerado o pai da inteligência emocional, defende que o QE envolve:

  • Autoconsci√™ncia
  • Empatia
  • Autocontrole
  • Sociabilidade
  • Zelo
  • Persist√™ncia
  • Automotiva√ß√£o.

Para ele, √© a intelig√™ncia emocional que define o sucesso ou o fracasso das rela√ß√Ķes e das experi√™ncias cotidianas. Ele acredita ainda que 85% do desempenho de l√≠deres de sucesso se deve ao QE.

Inteligência intelectual (QI)

Hoje nem tanto mais utilizada, mas ainda existente, o quociente de inteligência é aquele que trabalha no espaço das habilidades, recursos e talentos naturais aprendidos. São fatores que se organizam em favor da pessoa.

Inteligência positiva (QP)

Shirzad Chamin√©, define QP em seu livro ‚ÄúIntelig√™ncia positiva‚ÄĚ como uma ‚Äúindica√ß√£o do controle que algu√©m tem sobre sua pr√≥pria mente, e tamb√©m qu√£o bem sua mente age para beneficiar o pr√≥prio indiv√≠duo.‚ÄĚ

Sua mente pode ser sua melhor amiga ou sua pior inimiga se quiser sabotar a si mesma.

Quando sua mente te avisa que você precisa se preparar para algo, como um compromisso no dia seguinte, ela está sendo sua amiga e gerando uma ação positiva. Porém, se ela te despertar na madrugada, ansiosa por causa desse mesmo compromisso e começar a martelar as consequências de um possível fracasso, aí ela está sabotando você, roubando seus recursos mentais e sua energia.

Inteligência espiritual (QS)

Para mim, o QS é o mais poderoso de todos os outros quocientes. Por ter ligação com o lado espiritual também tem poder de modificar o ambiente físico e emocional.

E √© bem vis√≠vel a busca incessante por uma espiritualidade hol√≠stica e integral que se tornou at√© um mantra na sociedade em que vivemos. Por√©m, a espiritualidade vai muito al√©m de uma harmonia c√≥smica…

Na verdade, ela deve ser uma fonte de força e inspiração para que as pessoas possam se harmonizar não só com o Universo, mas também consigo mesmas e com o próximo.

Afinal, uma pessoa bem resolvida e movida por fé é alguém que tem uma fonte dentro de si.

√Č aquela que √© capaz n√£o s√≥ de sobreviver, mas de se tornar fonte de inspira√ß√£o e motiva√ß√£o em busca de resultados para o prop√≥sito a que se entregou e isso inclui seus neg√≥cios financeiros e produtividade.

Como é ter um alto quociente espiritual?

Ter alto quociente espiritual te faz ser capaz de usar a espiritualidade para obter uma vida mais rica e cheia de sentido, com senso de finalidade e direção pessoal.

√Č parar de acordar sem vontade de enfrentar a segunda-feira.

Começar a ter uma visão mais clara do que se quer alcançar na vida.

Conseguir ser mais criativo para encontrar solu√ß√Ķes para os problemas que a vida nos imp√Ķe e que n√≥s mesmos criamos muitas vezes.

Ter mais sentido para viver.

Dar um fim no vazio de não ter propósito na vida.

Ter valores √©ticos e cren√ßas que v√£o te dar um rumo para tomar as melhores decis√Ķes.

O que a ciência diz sobre o quociente espiritual (QS)?

H√° muito tempo as filosofias da vida discutem sobre a exist√™ncia de Deus e sua import√Ęncia.

Hoje, com o avanço da Ciência, já se sabe que existe uma área dentro do nosso cérebro que é ativada somente quando a gente exercita o QS.

A pr√≥pria Psicologia Positiva j√° nos traz claramente atrav√©s de experimentos que nossos pensamentos exercem grande influ√™ncia sobre n√≥s, ou como enxergamos as situa√ß√Ķes do dia a dia e como lidamos com as frustra√ß√Ķes.

A partir de agora você entende que nossos pensamentos diários super influenciam nossa percepção de vida e dos desafios que enfrentamos. Se a gente deixar que os pensamentos ruins tomem conta de nós, vamos alimentar inimigos ocultos que nos impedem de viver nossa melhor versão.

A promessa que temos de Deus para n√≥s √© que tenhamos vida e vida em abund√Ęncia. Mas nem sempre estamos vivendo essa vida de plenitude.

Agora voc√™ j√° sabe o motivo…. te falta usar esse ingrediente: a intelig√™ncia espiritual.

_______________________________________________________________________

Baseado no livro: ‚ÄúA intelig√™ncia espiritual‚ÄĚ, de Robson Rodovalho e Samuel Rodovalho.

(Adquira o seu pelo link: https://sbeshop.com.br/loja/product/4524 )

Deixe seu coment√°rio

Sobre nós

iTecnews ‚Äď aqui voc√™ encontra as principais not√≠cias sobre o Brasil, Mundo, Tecnologia, Esporte, Entretenimento e Bem-Estar. Al√©m de poder ouvir uma √≥tima musica quando desejar em nossa playlist na pagina das postagens.

Fale conosco

[email protected]

Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00.

S√°bados das 08:00 as 12:00

Parceiros

Nossa rede social