A BMW anunciou que vai introduzir o sistema de controle de velocidade adaptativo em suas motos, em breve.
Isso significa que os modelos com a tecnologia poderão frear e acelerar sozinhos, como acontece já em muitos carros com essa tecnologia.
O sistema, chamado de “Adaptive Cruise Control”, vai controlar a velocidade da moto e a distância do veículo que está à frente.
Ainda não se sabe a qual de suas motocicletas a tecnologia vai chegar, mas este tipo de sistema é indicado a modelos utilizados em longas viagens.
De acordo com a empresa, o objetivo é trazer mais conforto e segurança para o motociclista.
Feito em parceria com a Bosch, o dispositivo vai se basear na velocidade escolhida pelo motociclista, como em um “piloto automático” convencional.
Mas, a partir daí, sensores vão detectar a velocidade do veículo mais a frente e, eventualmente, desacelerar e acelerar.
Vão existir 3 níveis de distância escolhidos pelo usuário, e o sistema também vai atuar em curvas, se adequando a uma velocidade compatível, diz a fabricante.
Ainda não vai ‘andar sozinha’
A nova tecnologia mostrada pela BMW é apenas um passo para as motos se tornarem mais autônomas, um movimento que já está bem mais avançado nos automóveis.
Com apenas duas rodas, esses veículos também precisam do equilíbrio para andar, mas já existem tecnologias que prometem “quebrar” essa barreira.
própria BMW revelou sua “moto que anda sozinha”, em 2018, em uma R 1200 GS adaptada com a tecnologia; antes, em 2016, também mostrou um conceito que “nunca cai”.
Por sua vez, Honda e Yamaha estão trabalhando em tecnologias que ajudam o motociclista a se equilibrar na moto.
Redator do site itecnews com formação em TADS, e progamador de sistemas WEB com foco em linguais atuais. Fazer tudo tudo com prazer e o dilema, mas a vezes fazemos na força do ódio..
INSTAGRAM: @josuenegoplay