Primeiro que não tenho nada contra a televisão, muito menos contra o celular.
São eficientes formas de relaxamento, comunicação cultural e aprendizado quando se sabe utilizar.
No entanto, assistir demais à televisão, por exemplo, tem forte relação com uma má saúde mental e corporal.
Há estudos que afirmam que a cada hora assistindo à televisão pode aumentar a chance de surgirem problemas de atenção e foco nas crianças em até 10%.
Como esse risco está associado aos nossos hábitos alimentares?
É na TV e hoje também nos celulares que vende produtos semelhantes a alimentos tanto para adultos como para crianças.
A dieta americana moderna (MAD) está sendo cada vez mais inserida na mente inconsciente de cada indivíduo que não sabe dessa influência, principalmente as crianças.
Nós nos misturamos com o nosso ambiente por causa da plasticidade dos nossos cérebros, e essas influências podem se tornar nosso novo jeito de agir se não vigiarmos nossos pensamentos.
Entenda que mentalidade estabelecida é mentalidade aprendida
Como afirma Caroline Leaf, neurocientista, “mentalidades estabelecidas são mentalidades aprendidas e podem parecer normais por causa da familiaridade, mesmo que esse modo de pensar ou esse hábito seja essencialmente tóxico ou nocivo.”
Outro estudo demonstrou que cada hora adicional em frente à televisão aumenta a probabilidade do consumo regular de bebidas açucaradas em alarmantes 50%.
Em média, uma criança é exposta a aproximadamente treze comerciais de alimentos por dia, ou quatro mil e setecentos por ano, enquanto que adolescentes veem mais de dezesseis propagandas por dia, ou cinco mil e novecentas por ano.
A mensagem que te faz comer demais
Assim a mensagem de “coma mais alimentos processados” é inserida em suas mentes inconscientes através da repetição e do aprendizado instituído.
Para a neurocientista Caroline Leaf, a única dieta balanceada é aquela que inclui seus pensamentos. Precisamos ser seletivos, exigentes mesmo, quanto àquilo que permitimos entrar em nossa cabeça e ser posto em nosso prato.
Portanto, pensar de maneira crítica é vital, porque nossas escolhas determinam nossa mentalidade.
Adaptado de “Pense e coma de forma inteligente” – Caroline Leaf.
Professora de Química; especialista em Liderança e Coaching; consultora em Gestão do tempo, graduanda em Psicologia.
Ajudo mulheres a serem mais organizadas e terem melhores resultados.