O Facebook comunicou que não vai mais remover as notícias falsas, uma vez que contar mentiras não viola os termos de uso da rede social. Apesar de executar campanhas contra as fake news, o Facebook teme que os pontos de vista pessoais dos seus editores possam influenciar em quais conteúdos serão removidos, resultando em uma ação “contrária aos princípios básicos da liberdade de expressão”.
Mesmo que esteja ocorrendo essa mudança, dar limites à desinformação ainda é responsabilidade da equipe do Facebook e, para isso, as mensagens que forem consideradas falsas serão rebaixadas no feed de notícias, como forma de render menos visualizações pelos usuários da rede.
Então durante um evento em Nova Iorque na última quarta-feira (11), a equipe da rede social conversou com a imprensa para reafirmar o compromisso em combater as notícias falsas. Quando questionada sobre a permanência de páginas que promovem conteúdos como teorias da conspiração, a equipe do Facebook respondeu aos repórteres: “Nós criamos o Facebook para ser um lugar onde pessoas diferentes podem ter voz”.
We see Pages on both the left and the right pumping out what they consider opinion or analysis – but others call fake news. We believe banning these Pages would be contrary to the basic principles of free speech.
— Facebook (@Facebook) July 12, 2018
Uma porta-voz disse ao reporter Oliver Darcy, da CNN, ao explicar sobre os algoritmos que farão com que as publicações sejam menos frequentes nos feeds de notícias: “Nós permitimos que as pessoas publiquem esses conteúdos como forma de expressão, mas não vamos mostrá-los no topo do Feed de Notícias”.
Instead, we demote individual posts etc. that are reported by FB users and rated as false by fact checkers. This means they lose around 80% of any future views. We also demote Pages and domains that repeatedly share false news.
— Facebook (@Facebook) July 12, 2018
Por fim, ficam, entretanto, as dúvidas: o direito à liberdade de expressão pessoal deve estar acima do interesse coletivo em garantir que a desinformação seja elucidada? Usar algoritmos para diminuir a visibilidade de um determinado conteúdo não seria uma forma de restringir a liberdade de expressão dos usuários da mesma forma que a exclusão dos posts?
Fonte: BBC UK
Faça já parte da família Itecnews, acesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.
Empreendedor digital, e redator do portal de noticias iTecnews e do blog ExplosãoPromo. A sua experiencia com Deus é coisa mais importante que você tem.