O Instagram anunciou nesta terça-feira (23) que vai expandir a função Reels, criando um novo espaço para compartilhar conteúdo na rede social. A novidade adiciona uma nova seção nos perfis, que vai reunir vídeos curtos e que tenham algum tipo de efeito ou de edição.
O conceito é bastante parecido com o que existe no TikTok e no antigo Vine, um app do Twitter que foi descontinuado.
- Usuários do TikTok e fãs de K-pop dizem que agiram para esvaziar comício de Trump
- Mario Jr., o ‘galã’ do TikTok, viraliza fazendo charme de comédia romântica
A novidade é a continuação de um recurso lançado exclusivamente no Brasil no ano passado, chamado de Cenas. Além do Brasil, França e Alemanha também recebem a novidade, que chega para os usuários a partir de quarta (24).
Até então, o Cenas não tinha um espaço definido para exibição: ele era uma versão das Stories e aparecia dessa maneira quando publicado. Os pequenos vídeos feitos pelos usuários também eram inclusos em uma parte específica da seção Explorar.
Outra novidade para descoberta de conteúdo é a possibilidade de ver os Reels já feitos com um áudio.
“Quando você compartilha um reel com o áudio original, ele é atribuído a você e, se você tiver uma conta pública, as pessoas podem criar Reels com o seu áudio”,
afirmou o Instagram. Essa é também uma forma de visualização comum no TikTok.
Como funciona?
Para criar, o processo é o mesmo que já acontecia com o Cenas: existe uma funcionalidade específica para esse conteúdo na parte da câmera.
Veja quais são as ferramentas disponíveis para criar os Reels:
- Áudio: é possível selecionar uma música ou um áudio que já existe na biblioteca do Instagram;
- Velocidade: permite acelerar ou diminuir a velocidade dos quadros do vídeo;
- Temporizador e contagem regressiva: permite ao usuário gravar com as mãos livres ou sincronizar a gravação com a música escolhida;
- Filtros e efeitos do Instagram: os filtros que já existem na rede social, como tela verde, estarão disponíveis;
- Ferramenta de edição: permite fazer cortes e adicionar novas cenas ao vídeo, com diferentes trechos, que podem ser ordenados. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo e gravá-lo novamente.
Redator do site itecnews com formação em TADS, e progamador de sistemas WEB com foco em linguais atuais. Fazer tudo tudo com prazer e o dilema, mas a vezes fazemos na força do ódio..
INSTAGRAM: @josuenegoplay