Uma nova era, ARTEMIS 1 é Lançada á Lua

Após algumas tentativas de lançamento, que tiveram que ser remarcadas devido ao tempo desfavorável, a Missão Artemis I foi lançada com sucesso da plataforma 39B do Kennedy Space Center, na Flórida, às 3h47 da manhã de data (16/11/2022), no horário de Brasília.

Essa será a primeira de uma série de missões, a Artemis I viabilizará um teste de voo não tripulado, que fornecerá uma base para a exploração do espaço profundo e demonstrará o compromisso e a capacidade humana de retornar à Lua. Além disso, os principais objetivos da missão são de demonstrar os sistemas da espaçonave Orion em um ambiente de voo espacial e garantir uma reentrada segura, antes da primeira missão tripulada, a Artemis II.

A Orion está planejada para viajar aproximadamente 40000 milhas (64373 quilômetros) além da Lua e retornar à Terra ao longo de 25,5 dias. Fiquem ligados nas nossas redes, pois estaremos acompanhando de perto o decorrer da missão histórica.

Assista à gravação da transmissão do lançamento no canal da @NASA:

Depois do lançamento com sucesso ao espaço, será o início a uma nova era da exploração espacial. Mesmo sem tripulantes neste primeiro lançamento, o programa pretende levar, nas próximas missões, a primeira mulher que irá pousar na Lua. Entre as 12 candidatas para integrar a missão, a norte-americana Shannon Walker é uma das únicas astronautas e aquanautas da NASA.

Direito de imagem: Nasa

Nascida em Houston, Texas, em 1965, Walker tinha apenas 4 anos quando os primeiros homens chegaram à Lua. Seus pais a levaram para o quintal de casa para observar o astro e ela se impressionou com a ideia de que pessoas estavam lá e, assim, decidiu que era aquilo que gostaria de fazer quando crescesse.

Após formar-se em Física, com doutorado em Ciências e Física Espacial, começou a trabalhar no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em 1987, aos 22 anos, como controladora de voo na área de robótica do programa do ônibus espacial. Depois de alguns anos fora da NASA, para concluir seus estudos sobre a interação do vento solar com a atmosfera de Vênus, retornou à agência para trabalhar no programa da Estação Espacial Internacional (ISS).

Em 2004, foi selecionada como parte da 19ª classe de astronautas, completando o treinamento em fevereiro de 2006 e tornando-se astronauta de apoio da tripulação, ou seja, o principal contato para toda a coordenação, planejamento e interações da equipe com a Terra.

O sonho de viajar para além do nosso planeta foi realizado em novembro de 2010, quando fez parte da Expedição 24/25, como tripulante da nave Soyuz TMA-19 que foi lançada ao espaço da base espacial de Baikonur, na Rússia. Na ocasião, Walker passou 163 dias orbitando a Terra a bordo da ISS.

No ano seguinte, comandou a missão da NASA “Extreme Environments Mission Operations 15” (NEEMO 15), a bordo do laboratório subaquático Aquarius, em que ela e sua tripulação se tornaram oficialmente aquanautas, ficando mais de 24 horas debaixo d’água.

Fonte: Agência Espacial Brasileira

Deixe seu comentário

Sobre nós

iTecnews – aqui você encontra as principais notícias sobre o Brasil, Mundo, Tecnologia, Esporte, Entretenimento e Bem-Estar. Além de poder ouvir uma ótima musica quando desejar em nossa playlist na pagina das postagens.

Fale conosco

[email protected]

Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00.

Sábados das 08:00 as 12:00

Parceiros

Nossa rede social