A tecnologia está sempre em constante evolução, e agora, os mais novos indivíduos a serem deixados para trás são o WhatsApp no iOS 7 e Android Gingerbread 2.3.7. Em comunicado, a empresa informou que está abandonando suporte ao mensageiro nestas versões dos sistemas operacionais ele permanece funcionando até 2020, mas não está mais sendo desenvolvido nem deverá ter atualizações até lá. Porém, você poderá continuar utilizando o WhatsApp nos seguintes sistemas operacionais até as devidas datas:
- Nokia S40 após o dia 31 de dezembro de 2018
- Versões de Android 2.3.7 e anteriores até o dia 1 de fevereiro de 2020
- iOS 7 e anterior até o dia 1 de fevereiro de 2020
O que significa que, a partir de 2020, usuários do iPhone 4 e anteriores, por exemplo, não terão opção a não ser abandonar a plataforma para comunicação ou, então, investir em um novo celular. Até lá, entretanto, a boa notícia é que o mensageiro continua funcionando, mas alguns recursos podem deixar de funcionar a qualquer momento sem que uma atualização seja emitida para correção.
A equipe de desenvolvimento está focada nas versões mais recentes dos sistemas operacionais e, sendo assim, não deve voltar seus olhos para o passado. A garantia de funcionamento ao longo do próximo um ano e meio, entretanto, se mantém e, pelo menos em suas funcionalidades básicas, o WhatsApp deve permanecer no ar.
Para o WhatsApp, a explicação é simples, seu esforço está em garantir o funcionamento nas plataformas utilizadas pela maioria das pessoas. O iPhone tem uma taxa de atualização bem maior que o Android, por exemplo, o que explica o suporte estendido a versões mais antigas do sistema operacional da Google, enquanto o mesmo não acontece para a plataforma da Apple.
O que também explica porque uma edição relativamente mais recente do iOS está deixando de ser apoiada, enquanto, no Android, é uma edição bem mais antiga, com dez anos de idade, sendo abandonada. A taxa de atualização nos aparelhos da Google é menor, principalmente entre os segmentos de baixa renda, o que faz com que o WhatsApp trabalhe para manter uma parcela significativa de seu público ainda conectada. Eventualmente, entretanto, alguém tem de ceder.
De acordo com dados da ApInteligent Data, atualmente o iOS 7 é usado por 0,26% da base de usuários do iPhone. Enquanto isso, no Android, a parcela é de 0,09% de utilizadores ainda com aparelhos que têm a versão Gingerbread no bolso.
Fonte: WhatsApp
Empreendedor digital, e redator do portal de noticias iTecnews e do blog ExplosãoPromo. A sua experiencia com Deus é coisa mais importante que você tem.