Cientistas usam impressoras 3D para imprimir córneas

Cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, revelaram a descoberta de uma técnica experimental que pode ajudar milhões de pacientes na lista de espera por um transplante de córnea.

cientistas
Newcastle University

Nesse projeto incrível, é comandado pelo professor de engenharia de tecidos Che Connon, os pesquisadores conseguem recriar a membrana utilizando uma simples bioimpressora 3D. Eles fizeram a combinação de células-tronco de córneas saudáveis com colágeno e alginato, uma forma de açúcar utilizada na reconstrução de tecidos. Essa mistura resulta na bio-ink, ou bio-tinta, uma solução imprimível que permite criar uma córnea em apenas 10 minutos.

cientistas
Dr. Steve Swioklo, co-autor do Prof Che Cheon (à direita)

Já o objetivo da córnea no corpo humano é ajudar os olhos a focarem, além de proteger contra bactérias e sujeiras encontradas no ar. Porém, por estar localizado na camada externa do globo ocular, acaba se tornando bastante suscetível a lesões.

No mundo todo atualmente, existem cerca de 10 milhões de pessoas correndo risco de perder a visão devido a lesões na córnea causadas, principalmente, por doenças infecciosas como o tracoma. No entanto, o transplante não é feito com frequência devido à escassez de membranas disponíveis.

De acordo com Connon, conta que o seu gel exclusivo, produzido com a combinação de alginato e colágeno, tem a capacidade de manter as células-tronco vivas enquanto produz um material rígido o suficiente para que sua forma seja mantida, porém macio o suficiente para que seja espremido pelo bocal de uma impressora 3D. Antes de fazer a impressão, os cientistas examinaram os olhos de pacientes para fazer medições de dimensões e coordenadas.

Com a nova tecnologia, os pesquisadores acreditam em uma esperança futura para aqueles que estão há anos aguardando sua vez na lista de transplantes, e também para quem possui deficiências mais graves.

Fonte: Newcastle UniversityEndgaget

Deixe seu comentário

Sobre nós

iTecnews – aqui você encontra as principais notícias sobre o Brasil, Mundo, Tecnologia, Esporte, Entretenimento e Bem-Estar. Além de poder ouvir uma ótima musica quando desejar em nossa playlist na pagina das postagens.

Fale conosco

[email protected]

Segunda a Sexta das 08:00 às 18:00.

Sábados das 08:00 as 12:00

Parceiros

Nossa rede social