Muito se fala sobre o stress, que vem sendo caracterizado como a doença do século XXI. Um levantamento realizado pela Associação Internacional do Controle do Estresse, ISMA (International Stress Management Association), revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com níveis de estresse altíssimos. Mas qual seria o motivo disso?
O trabalho é um dos principais responsáveis pela instabilidade na saúde mental do homem e mulher. Segundo a ONU e Manal Azzi, especialista da OIT em segurança ocupacional,O mundo do trabalho mudou, estamos trabalhando de forma diferente, trabalhando mais horas, e usando mais tecnologias. Desta forma , acredito que a correria do ser humano no dia a dia, na luta pela conquista a qualquer custo, tem diminuído cada vez mais seu tempo livre, não podendo assim o mesmo aproveitar bem a família, o lar, cuidar do seu bem estar, da saúde, deixando a rotina árdua controlar os seus dias, e esse cenário tem gerado cada vez mais problemas na saúde mental causando tensão e stress.
Stress é uma reação do organismo que ocorre quando ele precisa lidar com situações que exijam um grande esforço emocional para serem superadas. Quanto mais a situação durar ou quanto mais grave ela for, mais estressada a pessoa pode ficar.
Então sabemos que tanto o sua realidade no trabalho, quanto emocional, sentimental, familiar e social, podem influenciar diretamente a um quadro de stress grave.
Ele é um sintoma que muda nosso estado de forma indescritível. E pode ser caracterizado por sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação, nervoso, e ser motivado por diversas razões distintas. Além disso, muitas vezes, a causa para o estresse é desconhecida.
Sintomas físicos do estresse
Além de mexer com a sua cabeça, o estresse também se manifesta no seu corpo, a longo e a curto prazo. Os sintomas físicos do estresse são:
- Fezes soltas
- Necessidade frequente de urinar
- Boca seca
- Problemas para engolir
- Dificuldade para dormir
- Queda de cabelo em excesso
- Cansaço demasiado
- Alergias de pele
- Gastrite e úlceras
- Tensão muscular
- Imunidade baixa
- Dores de cabeça
- Mudanças de apetite
- Acne incomum
- Refluxo
Se você identificou algum desses sintomas ou quadros emocionais, reveja como tem organizado a sua vida e seu dia a dia, e procure ajuda médica.
Aprenda a tomar o controle e mudar o rumo da sua vida.